Sobre a disciplina


Instituto de Matemática e Estatística
Matemática Aplicada
Disciplina: MAP2001 - Matemática, Arquitetura e Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013

Objetivos
Introduzir vivência em Matemática a alunos de Arquitetura e Design, por meio de projetos de cunho artístico, prático ou educativo que explorem conceitos matemáticos com o olhar de suas especialidades. Ao mesmo tempo, introduzir vivência prática a alunos de Matemática, Matemática Aplicada, Computação e Estatística, por meio do apoio aos projetos realizados.

Programa
Dinâmica. No início do curso, o professor do IME apresenta várias ideias, situações-problema e desafios, e disponibiliza um banco de possibilidades de projetos, com ideias inéditas ou baseados nas peças do acervo da Matemateca ou de outros museus de ciências ou de matemática para que os alunos da FAU vejam por si mesmos, com os alunos do IME ajudando na prospecção. Cada aluno da FAU escolhe um tema, pelo qual é responsável, mas pode se juntar a outros para trabalharem em grupo, com os alunos do IME ajudando na prospecção. Depois das escolhas feitas, os alunos da FAU dão início aos projetos e os alunos do IME ajudam com referências, preparam material escrito, dão assistência computacional e o que mais for necessário ou interessante para os projetos. Enquanto os alunos da FAU fazem um projeto cada umindividualmente, os alunos do IME devem dividir a atenção entre vários projetos, a depender, evidentemente, da proporção entre uns e outros. O acompanhamento das atividades é feito pelos professores, segundo suas respectivas competências.Os eventuais alunos de outras unidades serão encaixados na dinâmica do curso de acordo com as habilidades e interesses que tiverem.
Natureza dos projetos. São várias as possibilidades, segundo o tipo de abordagem e a finalidade do produto final. A seguinte lista não pretende esgotá-las, apenas indicar, com exemplos, o que é possível fazer:
1. Peças para a exposição interativa da Matemateca e/ou para uso em aulas de Matemática no IME ou em qualquer Unidade para a qual o IME oferece cursos de serviço; as peças devem ser pensadas para o manuseio do público, devendo ser resistentes, funcionais e comunicativas; nesta modalidade, o produto terá exposição garantida, caso tenha condições para isso.
2. Painéis interativos fixos; esses painéis deverão ser distribuídos pelos Blocos A e B do IME (principalmente o Bloco B, que abriga a maior parte das aulas da graduação) e servirão tanto a estudantes quanto a visitantes; funcionarão como peças, mas sem peças soltas e sem necessidade de assistência de monitores.
3. Pôsteres ou séries de pôsteres abordando um tema interessante e com forte apelo visual, em que as figuras falem por si e os textos se reduzam ao mínimo necessário. Os pôsteres poderão ser impressos e distribuídos segundo alguma política posteriormente definida.
4. Peças de design funcionais ou decorativas; mesmo entre professores e colaboradores da Matemateca, leigos em Design, várias ideias já surgiram, o que mostra o potencial dessa modalidade.
5. Maquetes arquitetônicas inspiradas ou com elementos inspirados em ideias matemáticas.
6. Esculturas e instalações artísticas para ambientes internos ou externos.
7. Jogos e jogos educativos, explorando aspectos de geometria, lógica, pensamento espacial e noções construtivas.
8. Protótipos de kits didáticosvoltados a conteúdos de Matemática, Arquitetura e Design.
9. Moldes para injeção plástica, visando a reprodução em série de uma peça.

Os alunos devem se organizar para registrar em vídeo e fotos o decorrer do semestre, a serem inseridos nos sites da Matemateca e do LAME, e montar uma pequena exposição de seus trabalhos no final do semestre, a ser realizada no IME e na FAU. Essa exposição deve servir de motivação para a turma seguinte.

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